segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Encontro com Buick GSX 1970 em Detroit

Marcelo Monegato
marcelomonegato@dgabc.com.br

Uma das coisas mais interessantes que vi em Detroit, durante a cobertura do salão que fecha as portas neste domingo, não tinha nada a ver com o possantes modernos expostos por cerca de 35 fabricantes no Cobo Center, o Anhembi da capital mundial do automóvel. Estou falando do GM Heritage Center, uma espécie de museu onde estão guardados alguns dos grandes modelos das marcas que fizeram ou ainda fazem parte da história da General Motors, como Cadillac, GMC, Chevrolet, Buick, Pontiac e Oldsmobile.

Gosto muito de carros antigos, mas sou aficionado pelos muscle cars. Acredito que poucas 'raças' automotivas tiveram - e ainda têm - tanta personalidade instalada como estes monstros. Cada linha, entrada de ar, acabamento e principalmente mecânica - estamos falando de grandes motores (seis 'canecos' para cima) parecem ter sido concebidos milímetro por milímetro, 'porca' por 'porca', costura por costura.

PS: Obrigado Ford por iniciar tal conceito de automóvel com o Mustang...

Entre as relíquias, um que me chamou a atenção foi o Buick GSX 1970. Apesar de conhecer sua história, confesso que nunca tinha visto um pessoalmente. Com visual extremamente arrojado, mas ao mesmo tempo com certa delicadeza - algo não muito comum para esta estirpe -, o modelo ganhou apelido de 'gentleman's hot rod', merecidamente, diga-se de passagem.

O conjunto mecânico, no entanto, não tinha nada de 'cavalheiro'. Que tal um V8 de 350 cv de potência e 70,5 mkgf de torque. Show.

Confirma mais informações sobre o GM Heritage Center na edição desta quarta-feira do caderno de Automóveis no Diário do Grande ABC. Sabia que estão expostos dois modelos brasileiros feitos em São Caetano?


Nenhum comentário:

Postar um comentário